LETRAS

Projeto Político Pedagógico

Arquivo do Projeto Político Pedagógico Vigente
Perfil Profissional

 De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais (Parecer CNE/CES 492/2001, homologado pela Resolução CNE/CES 18, de 13/03/2002), os cursos de Letras enfatizam “a relação dialética entre o pragmatismo da sociedade moderna e o cultivo dos valores humanistas”. Nesse sentido, o Curso de Licenciatura em Letras se empenha para formar profissionais capazes de lidar com a realidade hodierna, na qual há um mercado de trabalho exigente que requer, além do domínio da língua materna, bom desempenho em uma língua estrangeira, habilidade para usar as tecnologias digitais disponíveis e capacidade de filtrar o volume extraordinário de informação produzido diariamente. Esse mercado também exige sensibilidade desenvolvida para compreender a necessidade de preservar os valores e as riquezas culturais peculiares a cada comunidade, a cada sociedade, a cada povo, por isso a importância de investir na formação didática do professor, e não apenas no eixo conteudístico. O domínio dos conteúdos, tomado isoladamente, não é o único fator que precisa ser avaliado em uma formação docente, pois há habilidades e capacidades relacionadas ao aporte didático-pedagógico com o qual poderá oferecer ao egresso condições para mediar seu conhecimento em sala de aula e para construir um espaço dinâmico de interação e de interlocução com os alunos. Dessa forma, disciplinas voltadas à formação docente são extremamente relevantes para equilibrar o processo de formação do licenciado em Letras. Além disso, faz parte deste processo de formação desenvolver capacidades relacionadas às competências associadas à prática da investigação dos recursos expressivos da linguagem. O Curso de Licenciatura em Letras busca, assim, atender ao perfil do licenciado em Letras que visa à: ● Formação de profissionais da educação, interculturalmente competentes, capazes de lidar, de forma crítica, com as diferentes linguagens - verbal (escrita, oral ou visual-motora, como Libras), corporal, visual, sonora e digital, ampliando suas possibilidades de participação na vida social e, consequentemente, conscientes de sua contribuição no processo de transformação das linguagens. ● Deve ter conhecimento do patrimônio cultural e linguístico desconhecido por grande parte da população brasileira como as variedades do português, as línguas indígenas, de imigração, de sinais, crioulas e afro-brasileiras. Deve ser capaz de refletir e se posicionar sobre os textos circulantes nos diversos campos de atividade humana, considerando-se, assim, as múltiplas formas de expressão como a literatura infantil e juvenil, o cânone, o culto, o popular, a cultura de massa, das mídias e as culturas juvenis estabelecendo a interação e o trato com o diferente. ● Deve fazer uso de novas tecnologias e de compreender sua formação profissional como processo contínuo, autônomo e permanente. A pesquisa e a extensão, além do ensino, devem articular-se neste processo. O profissional deve, ainda, ter capacidade de reflexão crítica sobre temas e questões relativas aos conhecimentos linguísticos e literários (DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS, Parecer CNE/CES 492/2001, homologado pela Resolução CNE/CES 18, de 13/03/2002). Balizado pelos parâmetros que regem os princípios do ensino universitário, o Curso de Licenciatura em Letras desenvolve ações conjuntas no Ensino, Pesquisa e Extensão. Assim, espera-se que o egresso do curso seja capaz de ser um mediador seguro dos processos de ensinoaprendizagem relacionados à língua, e que também seja um profissional zeloso pela tradição literária e interessado em fenômenos linguísticos; espera-se, ainda, que saiba lidar em seu cotidiano com as diferenças linguísticas e culturais. Outrossim, que apresente as seguintes características listadas pela Portaria do INEP Nº 506 de 6 de junho de 2017, ENADE 2017, para, no componente específico da área de Letras – Português-Inglês – Licenciatura ser: I. sensível às diferenças interculturais; II. crítico na articulação e na transposição de questões teóricas e práticas; III. reflexivo na mobilização de recursos linguísticos e teórico-metodológicos com vistas à prática docente em língua portuguesa; IV. comprometido com uma formação docente contínua, investigativa, propositiva, empática e crítica, em constante diálogo com as diferentes áreas de conhecimento. Ainda, segundo a Portaria do INEP Nº 506 de 6 de junho de 2017, ENADE 2017, no componente específico da área de Letras Português - Licenciatura, o perfil do concluinte deve ser constituído pelas seguintes características: I. comunicativo em diferentes contextos socioculturais; II. ciente da linguagem como fenômeno social, ideológico, político, histórico, cognitivo, educacional, cultural e intercultural; III. crítico e investigativo sobre as línguas portuguesa e suas respectivas literaturas e metodologias de ensino; IV. consciente das variedades linguísticas e culturais e de suas implicações no processo de ensino e aprendizagem; V. consciente das diferenças socioculturais, a fim de contribuir para a superação de preconceitos linguísticos e de exclusões sociais e culturais: étnico-raciais, religiosas, gêneros, classes, diversidades sexuais, faixas geracionais e pessoas com necessidades especiais; VI. comprometido com a formação dos estudantes nos diferentes contextos de atuação, a partir de uma concepção crítica de ensino e dos processos de aprendizagem; VII. responsável pela sua formação profissional como processo contínuo, autônomo e permanente, à luz da dinâmica do mercado de trabalho e das inovações tecnológicas.

Candidato(a) à Área

 

 
Competências e Habilidades do Profissional

 As competências e habilidades a serem desenvolvidas pelo graduando são consonantes com as determinadas pela Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica. Assim, o Curso de Letras é proposto para o desenvolvimento de competências e habilidades fundamentais no exercício do magistério para o ensino de língua materna e literaturas de Língua Portuguesa, observando o exposto na Portaria do INEP Nº 506 de 6 de junho de 2017, ao destacar que no componente específico da área de Licenciatura em Letras Português, avaliará se o estudante desenvolveu, no processo de formação, competências para: I. perceber diferentes linguagens como espaços de construção de sentidos; II. reconhecer e respeitar as diferenças culturais e formas de uso das linguagens em diversos contextos e práticas; III. compreender e analisar manifestações literárias e suas relações com outras linguagens; IV. analisar a organização discursiva em processos de construção de sentidos dos elementos linguísticos em diversas práticas sócio-histórico-culturais; V. produzir textos nas línguas portuguesa e inglesa em diversas modalidades, considerando diferentes contextos sócio-histórico-culturais; VI. entender e posicionar-se sobre os processos de leitura e seus desdobramentos nas práticas cotidianas, especialmente em relação ao exercício profissional; VII. analisar os conteúdos e as perspectivas teóricas adotadas nos estudos linguísticos e literários e suas implicações na atuação docente; VIII. conhecer, analisar e utilizar diversas tecnologias de informação e comunicação, articulando-as à prática docente; IX. articular teorias de ensino-aprendizagem de línguas portuguesa e inglesa e suas respectivas literaturas na proposição de ações pedagógicas; X. reconhecer e propor práticas investigativas relacionadas ao ensino-aprendizagem de línguas portuguesa e inglesa e suas respectivas literaturas. Além das determinações expostas na Portaria do INEP citada, o Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Letras caminha em consonância com a Resolução 02/2019 CNE-CP, de 20 de dezembro de 2019, que estabelece as competências e habilidades contidas na “Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-FORMAÇÃO)”.

 
Metodologia

 

 
Sistema de Gestão do Curso

 

 
Avaliação do Curso