Gestão da Educação

Curso de Letras Rede Pril/Unemat apresenta trabalho em Congresso de Educação

Por Hemilia Maia
04/10/2023

Professora e alunas do curso de Letras/Língua Portuguesa da Rede Pril, ofertado no núcleo pedagógico de Jaciara (MT), pela Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) participam da sexta edição do Congresso de Educação da Grande Dourados que encerra nesta quinta-feira (04.10) na Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), em Mato Grosso do Sul.

O relato de experiência no contexto da gestão escolar foi desenvolvido na disciplina Prática Pedagógica, Gestão Escolar e Relação Escola e Comunidade, pelas alunas Emily Moraes de Freitas, Ana Paula dos Santos e Thayná Layssa Silva Morais, além da professora da Unemat e doutoranda em Educação pela UFGD, Ester Assalin.

Segundo as autoras, a pesquisa inscrita no Congresso de Educação sob o eixo temático: Políticas e Gestão da Educação teve por objetivo compreender o papel da gestão escolar e sua aplicabilidade nas unidades escolares das redes estadual e municipal do Município de Jaciara em um contexto pedagógico, administrativo e organizacional à luz dos teóricos mencionados no relato.

O relato, apresentado durante o congresso no último dia 3, pela professora Ester Assalin e a acadêmica Emily Freitas, trouxe em suas considerações finais a análise das autoras com relação a efetividade das leis, normatizações, teorias e conceitos apresentados com a realidade da vivência da gestão escolar na prática. “Esse momento de convivência com os gestores de diferentes redes na educação trouxe à luz as questões sobre a gestão democrática nas instituições e sua valorização nos processos de tomada de decisões. Isso nos mostrou a importância de lutar para que ela se mantenha no nosso processo educacional”, constataram as autoras que terão o trabalho publicado nos anais do evento.


 



Assessoria de Comunicação - Unemat

Contato:
imprensa@unemat.br

Compartilhe!