INTERNACIONAL

Unemat e Nurimat discutem parceria com Universidade Agrícola do Sul da China

Reunião com a universidade chinesa contou com Casa Civil do Governo do Estado, IFMT, UFMT e UFR

Por Nataniel Zanferrari
26/06/2023

(Foto: Deivid Sulzbacher Fontes)

O Núcleo de Relações Internacionais de Mato Grosso (Nurimat) recebeu nesta sexta-feira (23) uma delegação da Universidade Agrícola do Sul da China (também conhecida pela sigla em inglês SCAU, de South China Agricultural University).

Além da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), o Nurimat conta como membros com a Casa Civil do Governo do Estado de Mato Grosso e as demais Instituições Públicas de Ensino Superior (Ipes) do Estado: o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT), a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e a Universidade Federal de Rondonópolis (UFR).

Na reunião, cada instituição apresentou sua estrutura e áreas de atuação e discutiram possíveis parcerias nas áreas de linguagem, arte, cultura, inovação e, principalmente, ciência.

O vice-presidente da SCAU, professor Qiu Rongliang, lembrou que o potencial para crescimento mútuo é grande. “Acreditamos que temos muitos interesses em comum e podemos aprender muito uns com os outros, especialmente nos campos da ciência e tecnologia agrárias”, declarou o vice-presidente. “Esperamos avançar e fortalecer nossas relações e colaborações científicas, com base no que foi discutido nesta reunião”, afirmou o professor.

Qiu Rongliang também é presidente em exercício da Aliança China-América Latina de Inovação na Pesquisa e Educação Agrícola (do inglês, Claeria, China-Latin America Agricultural Education and Research Innovation Alliance), que conta com 68 membros em 14 países, e visa desenvolver cooperação científica voltada à agricultura e a educação, agregando universidades, institutos de pesquisa e empresas na China e na América Latina.

O reitor em exercício da Unemat, Alexandre Porto, assegura que o avanço na internacionalização das Instituições deve ser sempre constante. “A importância da presença da Unemat em espaços como o Nurimat nunca deve ser subestimada, nem de parcerias com instituições como a Universidade Agrícola do Sul da China, já que, no mundo globalizado dos dias atuais, as atividades do nosso ensino, pesquisa e extensão não podem ser desconectadas das que se desenvolvem no resto do globo”, declarou Porto.

A delegação chinesa contou com representantes dos Escritórios de Tecnologia e Pesquisa Científica, de Planejamento e Desenvolvimento e de Relações Internacionais, além das Faculdade de Agricultura e de Ciência dos Alimentos.

A Unemat esteve presente representada pelo reitor em exercício, Alexandre Porto, pela pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Áurea Ignácio, e pelos professores Anderson Marques do Amaral e Ben Hur Marimon Junior, que compõem o Escritório de Relações Internacionais da Unemat.

A reunião ocorreu no Plenário Cleverson Cabral na Sede dos Conselhos de Meio Ambiente, na Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), em Cuiabá. O primeiro momento da reunião foi conduzido pelo secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de Mato Grosso, Allan Kardec, e o sggundo momento pelo vice-presidente da Nurimat e secretário de Relações Internacionais da UFMT, Lucas Sousa. Os demais membros do Nurimat foram representados pelo reitor da UFMT, Evandro Soares; pela reitora da UFR, Analy Castilho; e pela pró-reitora de Ensino do IFMT, Luciana Klamt.

No período noturno foi realizada a inauguração do Centro de Língua Chinesa e de Desenvolvimento de Ciência e Tecnologia Agrícola da UFMT, que contou com a presença tanto dos presentes na reunião do período vespertino quanto do secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Cedas Miranda, e dos presidentes do Instituto Sociocultural Brasil-China (Ibrachina), Henrique Law, e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat), Presidente Fapemat, Marcos Sá.


Assessoria de Comunicação - Unemat

Contato:
imprensa@unemat.br

Compartilhe!